- Um caderno pequeno (ou grande fino) para uso em informática. Na primeira página do caderno vamos incluir uma folha de rosto;
- A gravação de 30s de um conteúdo das rádios locais, para apreciação na aula seguinte;
- Esse ano o pen-drive será preferencialmente individual;
- No Google Drive contriur o projeto de pesquisa do grupo.
Vá além:
- Ouça aqui algumas manchetes do Repórter Esso de fatos históricos brasileiros;
- Abaixo você pode ouvir um jingle da campanha eleitoral de Getúlio Vargas a Presidência:
- O blog disponível em http://radiotvretro.blogspot.com.br está recheado de informações sobre a história do rádio no Brasil.
Atividades propostas:
- Leitura no grande grupo do 'jingle da campanha de Getúlio Vargas'. Centralizaremos a discussão no trecho "bota o retrato do velho outra vez";
- Apreciação das gravações. Observe as diferenças entre os áudios: Qual o papel da música que acompanha a voz? Por que alguns conteúdos não tem esse acompanhamento?
- Defina conceitos para: programa, trilha e locução. Registre no caderno sob o título "Conceitos Radiofônicos". Deixe um espaço em branco para depois inserir um conceito que a turma definirá junta;
- Apresentação de 4 conceitos.
- Construção da capa do caderno;
Avaliação da aula (nas equipes de trabalho):
- Dê uma nota para a qualidade de nossas atividades de hoje;
- Insira também um comentário com pontos que devemos melhorar;
- Você consegue identificar os tipos de texto presentes no rádio?
- Assim como nas textos da língua escrita, no rádio existe intencionalidade. Procure identificar a perspectiva de um dos textos radiofônicos que ouviu nessa aula. Qual seria a perspectiva contrária desse texto?
Para casa:
- A equipe de trabalho deverá elaborar um projeto de pesquisa sobre software (a pergunta norteadora fica a cargo da equipe). Visitem nossas atividades do ano passado para lembrar as etapas. Na próxima aula vamos trabalhar na excussão e publicação dessa pesquisa que deve virar nosso primeiro programa. Contamos uns com os outros para que ninguém fique pra traz agora.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir- Nota 8;
ResponderExcluir- Achamos que ainda falta um pouco de compromisso por parte de algumas pessoas, nem todos trouxeram a gravação;
- Noticiários, informativos, propagandas, etc.;
- O que não pode acontecer no rádio é tudo ficar em silêncio afinal o objetivo e a função do rádio é totalmente o contrário.
Alunas: Talita, Pâmela e Larissa de Abreu.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir- Nota 9,0;
ResponderExcluir- Para melhorar, na minha opinião, seria legal se nós tivéssemos com o estudo da rádio também a possibilidade de ter a rádio na escola e se a gente pudesse mostrar o que aprendemos nesse conteúdo;
- Top 10 de músicas, noticiários informativos e propagandas;
- Quando o locutor está falando precisa falar de maneira clara os textos jamais pode falar de maneira enrolada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir- Nota 9,0;
ResponderExcluir- Na minha opinião, acho que os alunos deveriam ter mais responsabilidades, e deveria colocar a rádio na escola, seria bom pra gente já que estamos estudando sobre esse assunto;
- Músicas, noticiários, propagadas, informativos;
- Quando o locutor fala na rádio, ele tem que falar as palavras com a voz bem aberta, e falar bem o português, pra quem estiver ouvindo poder entender bem.
Nota: 8,0
ResponderExcluir- Falta interesse e principalmente compromisso, dois meios fundamental para o funcionamento.
- Noticiais e informação atuais, músicas antigas ou da nova geração.
- Participação do público.
- Boa locução; ter uma grande desenvoltura, fala calma, devagar.
Alunos: Ariel Silveira, Bruno Dadam e Camila Coelho.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir