terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM MUNDO SEM ESCRITA
Você já imaginou um mundo onde não existisse a escrita? Como você iria escrever um bilhete, uma carta, uma redação, uma dissertação ou uma tese? Não existiriam listas telefônicas,  nem livros, nem revistas e muito menos jornais, ou, se existissem, seriam só com figuras, você já imaginou? Provavelmente não existiriam livrarias e bancas de revistas. Se existissem professores, as aulas seriam, normalmente, expositivas, e não se ouviriam as famosas frases: "Leiam tais textos para a próxima aula" ou "vocês precisam ler mais". Ah, e também não existiriam escritores, é óbvio. Histórias, romances, contos, poesias, só existiriam se fossem contadas de gerações para gerações. Nada seria documentado, sendo assim não teríamos Certidão de Nascimento e muito menos Carteira de Identidade e Atestado de Óbito. Pelo menos se poderia mentir a idade e não existiria a frase: "Não acredita? Pode olhar na minha identidade". Também não existiriam as expressões: "Seu texto parece uma colcha de retalhos", ou "O que você escreveu está fora do contexto". E também ninguém cometeria um "erro ortográfico".
Estes seriam alguns dos exemplos de como seria um mundo sem escrita. Hoje em dia parece inaceitável e incabível viver sem ela, mas em tempos remotos era assim. É claro que o contexto da época era totalmente diferente do de hoje; mesmo assim, foi por sentir uma extrema necessidade de representar graficamente nossas idéias, sentimentos, opiniões, nossa história e para nos comunicar com quem está distante, entre outras coisas, que surgiu a escrita.   
ESCREVER E FALAR  
Estamos tão acostumados a ler e a escrever em nossa vida diária que, às vezes,  esquecemos que nem todos escrevem e lêem como nós. Em muitas famílias de classe social baixa, escrever pode se restringir a assinar o próprio nome ou, no máximo, a redigir listas de palavras ou recados curtos.
Antigamente a situação era ainda pior, somente a elite tinha acesso à educação e, conseqüentemente, à escrita. Quem necessitasse escrever uma carta, tinha que solicitar o trabalho dos escribas. A escrita, hoje, já atinge praticamente todas as classes, embora falte  muito para que ela atinja toda a população.
Embora seja imenso o número de escritores, é ainda maior o número de leitores. Das pessoas que sabem escrever, a maioria pouco utiliza a escrita e, quando a utiliza, é para coisas elementares, como deixar bilhetes, mandar recados e escrever cartas. Muitos, depois da invenção do telefone, pararam até de escrever cartas, já que falar por telefone é mais prático e se tem uma resposta imediata, pois os interlocutores estão "voz a voz", e a elaboração e produção da fala ocorrem simultaneamente. Escrever é um ato solitário, leva mais tempo, exige, talvez, um pouco mais de concentração, e o escritor tem de se preocupar com o seu virtual leitor. Se não bastasse isso, a escrita é mais formal do que a fala. Outro motivo que faz com que as pessoas prefiram a fala à escrita é que um erro na oralidade não é tão perceptível quanto na escrita.
Talvez estes sejam alguns dos motivos por que as pessoas escrevam tão pouco. É difícil ver os alunos felizes quando o(a) professor(a) lhes pede que façam uma redação; pelo contrário, é sempre um momento de rechaço e dificuldade. O mesmo não ocorre quando o(a) professor(a) lhes pede para contar uma história ou para ler um texto. Ler e falar são mais cômodos que escrever, já que não exigem tanto conhecimento sintático, morfológico e ortográfico quanto a escrita exige.
INTERNET E A VOLTA DA LÍNGUA ESCRITA  
Com o fenômeno da Internet aumentou, e muito, o número de escritores. Quem sabe pelo fato de que a rede anima a escrever, pois nela é difícil falar. Hoje, no Brasil, mais de um milhão de pessoas estão ligadas à rede. Todos os dias milhares de novos brasileiros se conectam à Internet e essa comunidade, evidentemente, se comunica entre si. Por meio de e-mails, chats, ICQ, mIRC e outros programas de comunicação, milhares de pessoas, todos os dias, trocam mensagens, piadas, fofocas, receitas, confidências pessoais, etc., usando a língua escrita. Acredita-se que o número de escritores aumentou porque os programas de comunicação da Internet são inovadores, dispensam papel, envelope, selos e carteiro. No correio eletrônico, por exemplo, o usuário da rede organiza um catálogo de endereços eletrônicos e, ao escrever ou receber uma mensagem que considere que deva ser compartilhada por todos, simplesmente clica em um botão que (re)envia a mesma mensagem para todos os constantes do seu catálogo. Esta função dos programas de correio eletrônico é importante porque faz a mensagem disseminar-se exponencialmente, atingindo milhares, quiçá milhões de pessoas em algumas horas ou dias. Que narrador poderoso! Tão poderoso que vê sua mensagem multiplicada praticamente a um número não pronunciável de leitores, tantos podem ser eles. 
Na realidade, o correio eletrônico é um grande diálogo e as mensagens são bastante informais; ainda assim, há níveis de formalidade: do "outro lado" pode estar um colega, mas também um advogado, um reitor.... Entretanto, grande parte da comunicação via Internet não deixa de ser mais uma maneira de se bater um papo escrevendo um texto, principalmente nas mensagens trocadas em “tempo real”, como nos “bate-papos”. Esta “conversa” entre duas ou mais pessoas exige uma certa velocidade, fazendo com que os interlocutores usem uma linguagem informal, a qual se aproxima muito da língua falada do cotidiano. Conforme Grespan, o internauta foge das normas rígidas da língua escrita, já que não tem tempo para redigir seu texto e fazer um planejamento prévio do seu discurso. Deste modo, muitas vezes cria abreviações, símbolos e sinais que tornam mais rápida a comunicação. (Grespan, 1999)
Por mais que a Internet tenha aproximado a linguagem escrita da linguagem oral, às vezes as palavras não conseguem traduzir as expressões e sentimentos; para isso foram criados os Emoticons, também chamados de Smiler ou “carinhas”, que são símbolos usados para representar as emoções que normalmente se encontram na comunicação verbal. Por exemplo, para um usuário indicar que o “inadequado” comentário que acaba de fazer foi uma brincadeira, cujo objetivo é divertir e não ofender. O uso dos Emoticons começou como um jogo entre programadores, mas já é uma linguagem comum a todos os navegantes. Alguns são inteligentes, outros divertidos; alguns, quem sabe, rebuscados. Para entendê-los, necessita-se virar a cabeça 90 graus para a esquerda. Observe o quadro a seguir.
Na Internet, a escrita voltou a ser usada com mais freqüência pela proximidade com a língua oral e pela incrível possibilidade de se comunicar com pessoas do mundo inteiro por um meio de comunicação prático e barato. Entretanto, ainda assim existem muitas pessoas que têm dificuldade de passar um e-mail e preferem falar ao telefone, mesmo pagando mais caro, por não conseguirem escrever o que estão pensando ou por terem preguiça, já que falar é mais rápido e fácil do que escrever. 
Há empresas que proibiram que seus funcionários se comunicassem usando e-mails, porque muita gente não estava acostumada a escrever antes do surgimento da Internet, e por isso surgiram muitos mal-entendidos, já que a escrita não tem todos os recursos da linguagem oral, não sendo possível ver a expressão do interlocutor, seus gestos e ouvir sua voz. Uma frase pode parecer amena quando falada e extremamente pesada quando escrita. Segundo Fischer, numa entrevista dada a Eduardo Salgado, para a revista Veja, algumas empresas estão ensinando seus funcionários a escrever em e-mails, pois isso passou a ser uma necessidade (Fischer, 2000).


A ESCRITA, UMA EVOLUÇÃO PARA A HUMANIDADE 
              Até hoje ninguém sabe explicar direito qual foi a causa principal para a origem da escrita. Quando o povo se conscientizou de sua importância, esta já havia se consolidado ao ser utilizada amplamente. Por isso muitas sociedades a consideraram como um presente dos deuses. Deste modo, é difícil precisar qual foi a causa primordial para a criação da escrita, que, provavelmente, não foi a mesma para todos os povos, nem, com certeza, foi somente uma, mas a confluência de várias. O que se pode dizer com total convicção é que a invenção da escrita foi um grande avanço para o desenvolvimento da humanidade, pois ela representa nossas idéias que podem ficar registradas por muitos e muitos anos, diferentemente da fala, que, se não for gravada, brevemente se desvanece. Além disso, o domínio da língua escrita marca o início da História humana.
O uso da escrita desenvolveu a comunicação entre os homens permitindo-lhes remontar as barreiras do tempo na recepção de mensagens, facilitou o intercâmbio de informação, além de ajudar muito no desenvolvimento intelectual do ser humano.
Com a Internet, que é a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem até hoje, escrever ficou ainda mais prático, por isso aumentou muito o número de escritores e foi criada uma nova face para a língua escrita.
Com o avanço acelerado da tecnologia, com os tratados de livre comércio, com o turismo, enfim, com a Globalização, a escrita está sendo muito utilizada e cada vez mais é influenciada por outras línguas, o que vem contribuindo para a evolução do nosso idioma.

bibliografia
1. CASSONI, Antônio Marmo. Entrevista: A comunicação do professor. 1999. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.netsite.com.br/revide/080298/entrevis.htm. Dados obtidos em 27 de março 2000.
2. GRESPAN, Gilmar. O uso da língua portuguesa em tempo real na Internet. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.terravista.pt/AguaAlto/3560/pesquisa.html. Dados obtidos em 14 de dez. 1999.
3. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. 3.ed. São Paulo: Ática, 1990.
4. LOPES, João França. Emoticons. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.geocities.com/CollegePark/Quad/8536/emoticon.htm. Dados obtidos em 14 de dez. 1999.
5. NOGUEIRA, Sérgio. Coluna Língua Viva do Jornal do Brasil. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.jornaldobrasil.com.br Dados obtidos em 14 de dez. 1999. 
6. REBELO, Aldo. Projeto de Lei nº 1676, de 1999. 
7. SAMPSON, Geoffrey. Sistemas de escrita: tipologia, história e psicologia. São Paulo: Ática, 1996. 
8. SALGADO, Eduardo. Entrevista: Steven Fischer. O fim do português. Veja. São Paulo : Abril, 05/04/2000.
9. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo : Martins Fontes, 1991.






Após assistirem o vídeo,faça uma linha do tempo descrevendo a evolução da escrita e responda se nos dias atuais estamos passando por uma nova transformação no modo que escrevemos? Justifique e cite exemplos.
A linha do tempo e a resposta para pergunta devem ser entregues em sala de aula até o dia 21 de agosto.

Requisitos: - em uma folha branca
    
                 - cumprir o prazo

8 comentários:

  1. Professora, você poderia colocar um exemplo de linha do tempo, para que os alunos tivessem uma noção do formato desejado;

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  2. Ótimo texto! É incrível como depois de 5 anos, tudo o que está escrito continua tendo sentido.. mas eu acrescentaria que o desenvolvimento da internet e demais tecnologias não seriam possíveis sem o registro sucessivo dos novos estudos e conhecimentos, e consequentemente sem a escrita! :D

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    1. Sim ,mas se não houvesse a linguagem formal oque aconteceria com a humanidade

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    2. Sim ,mas se não houvesse a linguagem formal oque aconteceria com a humanidade

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  3. É sem a linguagem formal oque aconteceria com a humanidade

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  4. Sim, mas o que importa não são as palavras, os gestos, os símbolos, os movimentos,as dicas ou toda expressão que que indicar algo, e sim a ação do que é pra fazer!
    Espero que entenda!

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